Com o aumento da população, não tem jeito: é indispensável investir em mobilidade urbana. Um bom transporte público é sinônimo de qualidade de vida para os moradores, além de ser benéfico para o meio ambiente. Mas não são apenas os frequentadores locais que ficam animados com um transporte público eficiente; os investidores do mercado imobiliário sabem que também têm vantagem. Esse é o caso da expansão da rede metroviária na Zona Sul de São Paulo. Novas linhas e estações estão sendo desenvolvidas, oferecendo melhor mobilidade e atraindo investimentos para a região.
Continue a leitura para saber mais sobre essa novidade.
Imagem: Gazeta SP
A Linha 6-Laranja, atualmente em construção, conectará a região noroeste à central de São Paulo, passando por bairros da Zona Sul.
O trecho entre Brasilândia e Perdizes, com nove estações, tem previsão de inauguração em 2026. A extensão até São Joaquim, integrando-se à Linha 1-Azul, está prevista para 2027. De Brasilândia à estação São Joaquim, o percurso soma 15,3 km de extensão e conta com 15 estações.
As obras da Linha 6-Laranja são de responsabilidade da LinhaUni e da construtora Acciona, sem participação direta do Metrô de São Paulo. Quando concluída, será a maior obra de infraestrutura da América Latina.
O projeto visa atender aproximadamente 630 mil passageiros diariamente, facilitando o acesso a áreas centrais e, sem dúvida, impulsiona o desenvolvimento imobiliário nos bairros atendidos.
Imagem: divulgação
A Linha 17-Ouro, em fase de construção, pretende utilizar o sistema de monotrilho para ligar o Aeroporto de Congonhas à rede metroviária existente. O primeiro trecho, com previsão de conclusão em 2026, vai conectar o aeroporto às estações Morumbi (Linha 9-Esmeralda) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).
Esta linha será uma alternativa rápida para o deslocamento até o aeroporto, além de centros comerciais e residenciais da cidade. Com certeza, essa linha valorizará os imóveis nas proximidades e estimulará novos empreendimentos comerciais e residenciais.
Os primeiros trens estão sendo fabricados na China pela BYD e devem contar com um sistema para se mover com bateria em caso de falta de energia.
A expansão do metrô na Zona Sul gera um aumento na procura por imóveis nas áreas beneficiadas.
Melhorar a infraestrutura de transporte torna os bairros mais atrativos para moradores e investidores, resultando em valorização imobiliária e novos empreendimentos.
Investidores e construtoras já ficam de olho no planejamento da obra para conseguir imóveis e terrenos antes da conclusão, assim, conseguem oportunidades com valores mais baixos. Quem pretende morar pode ficar por dentro da novidade e conseguir imóveis novos antes do lançamento. Comprar imóvel na planta, tanto para investidores quanto para consumidores finais, também representa uma oportunidade com valor mais baixo.
Além disso, a facilidade de acesso a outras regiões da cidade amplia as oportunidades comerciais e de serviços locais.
Ou seja, as novas linhas de metrô na Zona Sul de São Paulo influenciam o quadro urbano e econômico da região, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para quem mora.
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Referências: