Tendências
16.jun.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Grajaú, um bairro quase fora da cidade

Um dos bairros mais distantes do Centro da cidade e com mais problemas, Grajaú tem peculiaridades que só se encontram lá

Logo Copiar Blog Notícia

O Grajaú é o terceiro maior bairros em área territorial e o mais populoso de São Paulo, mas está tão nos limites da Capital que parece uma cidade vizinha. Mesmo que, quando se tem notícia, o bairro, na maioria das vezes, é retratado negativamente, o Grajaú, nos últimos anos, apresenta alto índice de desenvolvimento social, com forte e crescente comércio local, chegada de empresas e, claro, lançamentos imobiliários.

Ainda muito focados no público local, os lançamentos no bairro quase não aparecem nas estatísticas de empresas e entidades que fazem pesquisas de mercado, mas o Grajaú cresce. Que os digam os agentes do setor que atuam quase que exclusivamente na região.

O bairro tem área total de 92 Km quadrados e uma população de mais de 360 mil moradores (de acordo com o Censo-IBGE de 2010), mas ainda é visto como um bairro-dormitório. Infelizmente, nem tudo são boas notícias no bairro. De acordo com o Mapa da Desigualdade, elaborado pela Rede Nossa São Paulo, de 55 critérios analisados, o Grajaú registrou 32 indicadores classificados como ruins.

Leia também
Portal SP Imóvel apoia debate sobre sistemas de gestão de locação
Morumbi: um bairro com sofisticados e modernos empreendimentos
Abril registra alta na venda de novos imóveis

Mesmo assim, o segmento de imóveis passa por uma valorização que poucos bairros na cidade têm. Segundo levantamento do Portal ZS Imóvel - www.zsimovel.com.br - , o metro quadrado de um imóvel no Grajaú está, em média, entre R$ 2,4 mil e R$ 3,6 mil. Mas o mais importante é que nos últimos 12 meses houve uma valorização de mais de 110%.

O bairro ainda tem predominância de casas e sobrados, mas, já há alguns anos, começou a haver lançamentos de prédios residenciais populares e de médio padrão. Com o crescimento e progresso do Grajaú, principalmente com as melhorias viárias e de transporte e com mais oferta de terrenos a bom preço, é possível ver lançamentos de padrão pouco mais elevado. Ou seja, mesmo com as deficiências, o bairro cresce. Com mobilização de Poder Público e iniciativa privada a tendência é de crescimento ainda maior.

Resumo do texto:

O Grajaú, considerado o terceiro maior bairro em área de São Paulo, está situado nos limites da cidade, assemelhando-se a uma cidade vizinha. Apesar de geralmente ser retratado negativamente, nos últimos anos tem apresentado alto desenvolvimento social, com crescente comércio local, chegada de empresas e lançamentos imobiliários. Mesmo classificado como bairro-dormitório, está passando por valorização imobiliária, com aumento significativo nos preços dos imóveis. Com melhorias viárias, mais oferta de terrenos e mobilização público-privada, existe a perspectiva de crescimento ainda maior para o Grajaú.

Fonte:
ZS Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Sul de São Paulo
www.zsimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel