Tirar um tempo para desacelerar, exercitar-se, ter mais contato com a natureza e lazer é importante para a manutenção da saúde das pessoas. Em cidades como São Paulo, que o ritmo é acelerado e as tarefas parecem se multiplicar diariamente isso se torna vital.
Como nem sempre dá para viajar, os parques da capital são os favoritos pelos paulistanos como válvula de escape. Felizmente, espaços verdes não faltam na capital.
Por isso, agora será mostrado o Jardim Botânico, uma das principais áreas de lazer da Zona Sul de São Paulo, com bastante diversidade de atrações, infraestrutura, facilidades de acesso, fauna e flora, manutenção do local e segurança. Confira!
Jardim Botânico
Com 360.000 m² de área, o Jardim Botânico é o lugar excelente para ver a natureza de forma nativa. Próximo do Zoológico, o Jardim Botânico possui várias espécies vegetais, animais como a preguiça, bugios e roedores, o lago das Ninféias e belas paisagens, tornando-se ideal para relaxar. Na Alameda Fernando Costa, há o córrego Pirarungáua e na Alameda Von Martius encontram-se as palmeiras imperiais.
Mais atrações: Uma das principais atrações são as trilhas suspensas, de terra batida e de bambu, que foram feitas sem desmatamento e os peculiares bebedouros em forma de grandes vasos nas laterais da trilha de terra batida. Além disso, têm as estufas de plantas, típicas da mata atlântica e uma destinada a exposições temporárias, e o Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne. Nele é exposto diversos tipos de orquídeas, inclusive as espécies que correm risco de extinção.
Quanto aos jardins, tem o Jardim de Lineu, que possuiu estrutura paisagística comum na Europa no sec. 18, inspirado no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia, onde trabalhou Carl Von Linnaeus e o Jardim dos Sentidos, que foi pensado para deficientes visuais e cadeirantes, por isso ele tem fácil acesso e enquanto o visitante o percorre, pode usar seu tato e olfato para sentir cada planta. É uma experiência bem agradável.
Tem também o Museu Botânico, o conjunto escultural à Paz e à Liberdade
Não é permitida a entrada de cães, que se ande de bicicleta, skate ou patins no local, mas tem lanchonete, quiosques e restaurante no Jardim Botânico.
Um pouco da história: Em 1893, o governo passou a desapropriar as propriedades locais a fim de preservar as nascentes do Ipiranga e a área da mata atlântica e em 1917 a região era propriedade do governo de São Paulo chegou a se chamar parque do Estado. Até o ano de 1928 as águas das nascentes foram utilizadas para abastecer o bairro do Ipiranga.
Bi ano de 1928 o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região, mas somente dez anos depois o Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado e criado o Departamento de Botânica, na época, órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo.
O Jardim Botânico de São Paulo está localizado na Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda, e a entrada custa R$10,00 para o público em geral e R$ 5,00 para estudante. VEJA GOOGLE MAPS
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9:00 às 17:00 horas
Telefone: (11) 5067 6219/ (11) 5067 6220
Ingressos: www.jardimbotanico.sp.gov.br
Mercado Imobiliário na região: O bairro mais conhecido no entorno do Jardim Botânico paulista é o Jabaquara devido sua proximidade com o metrô. Existem muitos Apartamentos à venda e Casas à venda no Jabaquara, geralmente ofertas de classe média. Veja também o valor médio do metro quadrado clicando nos links: m² Aptos Jabaquara e o m² Casas Jabaquara
Os Imóveis para Alugar no Jabaquara também se destacam no mercado comercial e residencial.
Mas, além disso, o entorno do jardim também conta com bastante variedade de comércio, de praças e outros locais para seu lazer e diversão.
Dentre alguns lugares, podemos citar o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que é onde se hospeda o Jardim Botânico, o parque conta com uma diversidade na Fauna e Flora, além de Lagos, Mirantes, pistas para caminhada, entre outras coisas.
FOTO: Urban Change
Já em outro ponto, a região ainda conta com o Parque Zoológico de São Paulo. O local, localizado na Zona Sul da cidade, é o maior jardim zoológico do Brasil. o ambiente abriu e teve sua inauguração em 1958.
Abriga as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo, localizado em uma área de 824.529 metros quadrados de Mata Atlântica original, com quatro quilômetros de alamedas e conta com a presença de um pouco mais do que quatrocentos animais.
FOTO: Marcelo Gonçalves - ESTADÃO
O Zoo de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar em diversos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de extinção, tais como: os micos-leões, os pequenos felídeos neotropicais, arara-azul-de-lear e ararinhas-azuis, bisão europeu, cachorro do mato vinagre, condor, o único leopardo das neves do Brasil, o urso de óculos, o gavial da malásia, orangotangos e os rinocerontes brancos.
Pelo Guinness Book, desde mil novecentos e noventa e quatro (1994), o Zoológico de São Paulo é reconhecido como o maior zoológico do Brasil. Nesse mesmo ano, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo foi classificada na categoria "E", a mais alta, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para entidades de manejo ambiental e preservação de espécies. Também é conhecido como o quinto melhor zoológico da América Latina pelo site especializado em turismo, TripAdvisor. Além de conhecer os animais existem palestras e oficinas possíveis para participar.
Como sabemos, os parques valorizam os imóveis, deixam o ambiente mais agradável e tem efeito direto na qualidade de vida dos moradores locais. Por isso, para quem quer morar em São Paulo, a dica é procurar por apartamentos à venda na zona sul e casas à venda na zona sul.